quinta-feira, 27 de maio de 2010

ENSINAR E APRENDER COM O COMPUTADOR: a articulação inter-trans-disciplinar

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Ensinar e aprender com o computador: a articulação inter-trans-disciplinar. Boletim Salto para o Futuro, Brasília, 1999. Informática na educação.

A introdução dos computadores no processo de ensino e da aprendizagem traz em seu bojo a questão da mudança da escola e da atuação do professor.

Nesse contexto, professor e alunos possuem autonomia para desenvolver o ensino aprendizagem de forma cooperativa, com trocas recíprocas, respeito mútuo e liberdade responsável.

As novas tecnologias, as TICs são usadas para expandir o acesso à informação atualizada e principalmente promover de ambientes de aprendizagem que privilegiam a construção do conhecimento, a comunicação e a inter-relação entre as disciplinas.

Tudo isso implica em um processo de investigação, representação, reflexão, descoberta e construção do conhecimento no qual as novas tecnologias (softwares), são empregados de acordo com os objetivos da atividade. Porém, para instigar, desafiar o aluno a buscar construir o conhecimento com o computador, o professor precisa ter conhecimento do que os recursos disponíveis oferecem em termos de ferramentas e estruturas.

O professor tem a oportunidade de vivenciar distintos papéis, como o de aprendiz e observador de outro professor e de mediador com seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário