quinta-feira, 27 de maio de 2010

COMO SE TRABALHA COM PROJETOS

ALMEIDA, Maria Elizabeth. Como se trabalha com projetos. Revista TV Escola, [S.l.], n. 22, p. 35-38, 2001. Entrevista concedida a Cláudio Pucci. Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2009.

O trabalho com projeto permite romper com as fronteiras disciplinares, favorecendo o estabelecimento de elos entre as diferentes áreas do conhecimento numa situação contextualizada de aprendizagem. No entanto, muitas vezes é atribuído valor para as práticas interdisciplinares, de tal maneira que passa a negar qualquer atividade disciplinar, o que constitui uma visão equivocada. Fazenda (1994) enfatiza que a ação interdisciplinar fortalece as disciplinas sem que haja perda da identidade das mesmas.

Trabalhar com projetos significa explicitar uma intencionalidade em um plano flexível e aberto ao imprevisível. O plano é a espinha dorsal das ações que se complementam no andamento das investigações e descobertas que não se fecham a uma única área do conhecimento e tornam permeáveis suas fronteiras.

Conforme ALMEIDA, Maria Elizabeth, não se deve confundir atividade temática com projeto. Deve-se antes de tudo negociar e conquistar os alunos para o tema do trabalho, eles são sujeitos da aprendizagem e os professores, seus parceiros.

Projeto é um design, um esboço daquilo que desejo atingir. Está sempre comprometido com ações, porém deve ser aberto e flexível ao novo, às mudanças, reformulá-lo de acordo com as necessidades e interesses dos envolvidos. O aluno deve ser sujeito da sua aprendizagem, ativo e autônomo para criar.

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