quinta-feira, 27 de maio de 2010

INTERDISCIPLINARIDADE - Refletindo sobre algumas questões

(Conteúdo, unidade1-Eixo1-Texto 13)

O trabalho por projeto caracteriza-se por uma situação de aprendizagem abrangente, que potencializa a interdisciplinaridade e a transversalidade. Para o aluno pesquisar e estudar sobre um tema, uma problemática ou questão de investigação ele precisa estabelecer relações significativas entre conhecimentos de áreas distintas.
A Interdisciplinaridade é a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento de forma global, ou seja, rompendo com os limites das disciplinas. Para isto é necessário desenvolver uma postura interdisciplinar diante do conhecimento, que envolve mudança de atitude, de inclusão; superando a dicotomia entre ensino e pesquisa, a prática e a teoria. (FAZENDA, 1998).
A transversalidade pode potencializar situações que valorizam as relações humanas e sociais mais urgentes. Trabalhar transversalmente é permitir que o aluno aprenda conteúdos disciplinares na resolução de problemas de forma contextualizada e entendendo a problemática social e as possibilidades de soluções para os problemas sociais.
O trabalho por projetos permite romper com as fronteiras disciplinares, favorecendo o estabelecimento de elos entre as diferentes as diferentes áreas do conhecimento numa situação contextualizada de aprendizagem.
O conhecimento específico - disciplinar - permite que o aluno compreenda e reconheça as particularidades de um determinado conteúdo e o conhecimento integrado - interdisciplinar - possibilita estabelecer relações significativas entre o conhecimento. Ambos se realimentam e um não existe sem o outro.
Existe na interdisciplinaridade um tipo de interação entre as disciplinas ou áreas do conhecimento. Conforme Japiassú (1976) pode ocorrer em diferentes níveis como multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.

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